Chá-Chá-Chá

A música do Chá-chá-chá, originária de Cuba, tem um ritmo forte, baseado numa forte percussão. Atrevido e despreocupado, o Chá-chá-chá é uma das danças mais fáceis de aprender, uma vez que os seus tempos são bem marcados e podem mesmo contar-se com a música. Baseia-se num movimento chassé (três passos ligados) que é dançado em simultâneo com os tempos nítidos de cada compasso da música. Diz-se que o nome Chá-chá-chá imita o som produzido pelos pés dos bailarinos no chão ao dançarem esse chassé.

 

Samba

O samba faz parte integrante da cultura brasileira, é a música e dança do povo. Existem muitas versões diferentes do Samba: cada uma com o seu ritmo, andamento e tom, que resultam em muitas danças diferentes. Muitas das figuras usadas nesta dança requerem um movimento característico de oscilação das ancas; outros requerem a apreensão de outro movimento que é o balançar do Samba. O Samba tem dois tempos em cada compasso, sendo o segundo mais forte.

 

Rumba

No decurso da história, a Rumba tem desempenhado muitos papéis. Começou como dança de fertilidade, tendo as versões posteriores humanizado esta tendência. A maior parte da coreografia usada na Rumba mantém a história secular das tentativas da mulher para atrair o homem, servindo-se dos seus encantos. Durante uma Rumba existe sempre um elemento de provocação e fuga. Os princípios que lhe servem de base são espantosamente simples, mas representam um grau de dificuldade que leva muitos anos a aperfeiçoar.

 

Paso Doble

Ritmo nascido há três séculos em Espanha, aliado à tradição das touradas. O Paso Doble é a tradução das emoções das Touradas Espanholas para a pista de dança. Possui o mesmo ritmo quente e apaixonado desse espectáculo. Nesta dança o homem encarna o espírito de toureiro, digno e orgulhoso, que de forma decidida e graciosa conduz a senhora pelo salão como se ela fosse a sua capa. É uma dança forte, decidida, cheia de garra e paixão, de tempos bem marcados onde se sente uma tensão entre os dançarinos ao longo de toda a dança.

 

Jive

As raízes do Jive estão em Nova Iorque. Influenciada pelo Rock & Roll , o Boogie e o Swing Afro-Americano, o Jive é uma dança rítmica e energética. É uma dança muito rápida, divertida e descontraída.

 

Bolero

A origem do Bolero é controversa. Diz-se originário da Inglaterra, da França e da Espanha. A palavra, pelo menos é de origem espanhola e advém das pequenas bolas chamadas “boleras” que ornamentavam as saias das bailarinas espanholas ciganas. É um “avô” do Mambo, do Chá Chá Chá e da Salsa.